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26/10/2018

Exemplo de Mediação para o Mercado Segurador


Em setembro de 2004, o Sincor-RS criou sua Ouvidoria com a certeza de que estava preenchendo uma lacuna no mercado segurador gaúcho, pois, surgia um canal de conciliação entre o Sindicato, Corretores, Seguradoras e segurados.
A proposta, pioneira, hoje se mostra alinhada com a tendência mundial de diversas entidades. É um canal de diálogo onde as pessoas têm certeza de que suas reclamações, sugestões ou elogios serão levadas adiante.

O coordenador da Ouvidoria, Luis Alberto G. dos Santos diz:

- Nos preocupamos sempre com efetividade de nossas ações. Quando recebemos uma reclamação, tratamos sempre de chamar as partes para buscar um entendimento. Se o assunto não tem saída, podemos levá-lo à Susep. A maioria tem solução já com a mediação da Ouvidoria.

BUSCA DE ENTENDIMENTO

As denúncias precisam ser bem fundamentadas, de preferência relacionando documentação existente sobre o caso, que confirmem atitude anti-ética ou ilegal. São recebidas também críticas, sugestões, elogios, consultas ou pedidos de informações. Luis Alberto prossegue:
- Procuramos fazer a conciliação entre segurado e segurador, segurado e corretor ou corretor e seguradora, para que aja um entendimento.
Através do contato direto com as seguradoras, as ocorrências têm resposta rápida a quem encaminhou:
- Graças ao respeito que o mercado gaúcho tem com o Sincor-RS, o entendimento com as seguradoras é de excelente nível. Nós temos sempre resposta e boa vontade das partes envolvidas -” destaca.
A Ouvidoria atende na sede do Sindicato – Praça Oswaldo Cruz, 15, conjunto 1714, em Porto Alegre – às terças e quintas-feiras para reuniões presenciais, mediante agendamento pelo fone (51) 3225-7726. Outro canal de contato é o e-mail exclusivo ouvidoria@sincorrs.com.

Fonte: SINCOR-RS
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